Por mais confortável que o carro seja, dirigir por muitas horas é extremamente cansativo, não apenas pela atenção exigida na condução do veículo, mas também pela repetição dos movimentos e permanência na mesma posição. É por isso que, assim como em qualquer outro trabalho, o motorista profissional deve se atentar à ergonomia do seu assento e aos demais itens ao redor.
Confira algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a sua saúde:
Atente-se ao assento
O motorista deve conseguir encostar a coluna no assento, que deve estar entre 100º e 120º. Apesar de confortável, assentos muito inclinados representam um risco não apenas para a musculatura, mas também para acidentes.
O banco deve encostar na coxa, mas de forma a não comprimi-la, haja vista que há diversos vasos e nervos nessa região.
Outro ponto é quanto ao encosto da cabeça. O ideal é que os olhos estejam na altura do centro do encosto.
Altura do volante
Se o automóvel conta um volante ajustável, é importante posicioná-lo de modo que seja possível enxergar o visor com clareza, sem que a coxa fique comprimida.
Também vale a pena se atentar à posição correta para segurar o volante. As mãos devem estar posicionadas no equivalente ao horário de 9h15min de um relógio analógico ou a 10h10min para realizar curvas.
Faça pausas
Dirigir na posição correta é importante, mas apenas isso não vai impedir que você sofra com dores de coluna ou joelho. O ideal é intercalar as horas sentado com práticas de atividade física, incluindo alongamentos antes e após a jornada de trabalho.
Para a próxima vez, verifique a posição do banco, volante e retrovisores antes de começar a dirigir, assim como você faria na autoescola. Confira também outros artigos sobre ergonomia no nosso blog.